terça-feira, 15 de setembro de 2009

A Casa dos Tatuís (Infantil)



A Segunda Aventura de Mina e Seus Amiguinhos


- Puxa! Nunca imaginei que fosse tão fácil fazer os chapéus de cone! – comentou Mina, impressionada com a engenhosidade dos pequenos tatuís que carregava na palma da mão.

Os três encabularam, ficando com um tom rosado na pele lustrosa e reluzente. Ao mesmo tempo, não conseguiam esconder a satisfação de impressionarem alguém como Mina. A cada minuto eles gostavam mais e mais da menina que iria ajudá-los a resolver os graves problemas da Tatuilândia.

- Ninguém sabe quem fez o primeiro chapéu de cone, Mina. Mas os avós explicam aos filhos, que contam aos netos e assim por diante. Desde sempre nosso reino é o maior fabricante de chatuís que existe!
- Chatuís? O que é isso? – espantou-se Mina.
- É o nome que damos aos chapéus de cone – esclareceu Zefi. – Nossa família é fabricante de chatuís há muitas gerações. Tuti e Dingo são considerados os dois melhores chatuizeiros que surgiram nos últimos anos!

Os caçulinhas se encolheram, mortos de vergonha com o elogio do irmão mais velho. Mina achou muito fofinho aquilo e fez carinho neles com a ponta dos dedos.
Passava do meio-dia e o sol brilhava bastante forte. Mina tomava todo cuidado para proteger seus novos amiguinhos de uma insolação, pois viviam embaixo da terra e próximos do mar. Apesar dos chatuís ajudarem, estavam habituados com muito frescor e pouca claridade ao redor. Assim levantava a ponta da sua camiseta por cima deles, como se fosse uma barraca de praia. E utilizava sua garrafinha de água para borrifá-los e diminuir o calor.
Quando chegaram na casa onde morava com os pais e a avó, Mina colocou-os no murinho. Era uma rua tranquila e arborizada, sem muito movimento de carros, que permitia às crianças brincarem soltas e seguras. Na frente do terreno da casa existia um enorme gramado, com muitas árvores, algumas frondosas e outras cheias de deliciosos frutos. Um sistema de irrigação molhava as plantas naquele momento, acabando com sua sede e deixando o ar geladinho. Havia bastante sombra e soprava um ventinho bem gostoso. As folhas balançavam de modo suave e roçavam nos galhos fazendo um som engraçado.

- Parece barulhinho de sucrilhos na boca, né? – disse Mina, percebendo que os tatuís não tinham a menor idéia do que se tratava.

Ela correu até a cozinha, abriu a caixa de cereais e apanhou três sucrilhos. Eles deviam estar famintos, embora não soubesse qual o horário das refeições na distante Tatuilândia. Mas era um alimento nutritivo e saudável, que faria bem aos novos amiguinhos. Não podiam passar tanto tempo sem comer alguma coisa. Pegou também alguns para ela, pois sua barriga já estava roncando.
Zefi, Tuti e Dingo olharam curiosos para aquilo. Nunca tinham visto nada parecido antes. Para o tamanho deles, cada um valia uma refeição completa. Aos poucos, meio sem jeito, seguraram o sucrilho como podiam nas suas patinhas, lambendo de leve e achando o gostinho do açúcar delicioso. Era impressionante o modo que logo descobriram de agarrar facilmente aquela guloseima desconhecida.
Ela observava encantada eles roendo e mordiscando os sucrilhos. Dingo, apesar de ser o menorzinho, devorava o seu mais rápido do que os outros. Mas todos soltavam várias exclamações de felicidade, aprovando o sabor daquela estranha e maravilhosa comidinha. Para surpresa de Mina, quando terminaram pediram um repeteco e mais três sucrilhos sumiram, engolidos pelos simpáticos tatuís.

- O barulho é mesmo igualzinho ao das folhas! – confirmou o trio, achando muita graça naquilo. – Pena que não tenha sucrilhos na Tatuilândia!
- Zefi... Eu estava pensando...
- No que, Mina?
- Os tatuís são mais parecidos com gente do que muitos imaginam... Vocês falam, sabem fazer coisas e gostam de sucrilhos... A diferença é que são bem mais inteligentes... Porque se preocupam em cuidar da natureza.

Mina ficou triste e uma lágrima começou a escorrer pelo seu rosto. Os tatuizinhos, de coração partido e aflitos, limparam os farelos da boca e começaram a subir pelo seu braço, tentando fazer cócegas para que ela sorrisse. Zefi, o mais velho, procurou animá-la com receio que Tuti e Dingo logo começassem a chorar.

- Nós vamos dar um jeito nisso, Mina! Lembra do nosso plano de explicar aos adultos a necessidade de manter as praias, os rios e as florestas limpas? Foi uma idéia sua! Vai tudo dar certo! E nunca mais iremos nos separar!

Um sorriso mágico iluminou o rosto da menina, um traço belo e luminoso que era somente dela e encantava aos que a conheciam. Ela começou a concordar com a cabeça, recordando o que haviam combinado uma hora antes. Enquanto o sol se escondia atrás de uma nuvem, Mina irradiava toda a claridade do mundo através dos olhos doces e agora tranquilos.

- Vou fazer uma casinha para vocês aqui – afirmou Mina.
- Como assim? – perguntaram cheios de surpresa.
- Ora, tem muito espaço no nosso jardim! Naquele cantinho de terra perto das flores, basta deixar uma mangueira derramando água aos pouquinhos durante o dia. Coloco ainda uns tabletinhos de sal dentro do chuveirinho. Ela ficará molhada e salgada, como acontece na beirinha do mar. Será igualzinho ao lugar onde vivem e poderão passar mais tempo aqui, se enterrando nela quando sentirem vontade ou necessidade. O que acham? Querem ter uma linda casa de veraneio aqui, ao lado dos girassóis?
- Seus pais não ficarão zangados?
- Não! Eles são muito legais! E sabem que adoro bichinhos! Sempre permitem que eu traga para casa os que gosto. Além disso, se passarem mais tempo comigo, vamos poder começar a planejar hoje mesmo nossa campanha para conscientizar as pessoas da necessidade de conservarem as praias limpas. Concordam?
- Sim! – aceitaram felizes, correndo sem parar pelo bracinho de Mina.
- Vou colocar uma plaquinha ali dizendo: CASINHA DOS TATUÍS! Que tal a gente comemorar com uma nova rodada de sucrilhos?
- Viva! Três para cada um! – gritaram os tatuizinhos, agora os maiores fãs de sucrilhos, atirando os chatuís para o alto.
- Nossa! – riu Mina com prazer. – Melhor trazer logo a caixa...

Nenhum comentário: