quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Ängst In Varekai

Aridez de sentimentos.
Existe uma espiral, em algum lugar, que suga tudo e todos. Pode vê-la num céu enevoado ou no quebra-mar. No crepitar do fogo ou no torrão dos canteiros. Cada um possui sua cota de mistificação. Ao juntar os cacos do espelho, não ilumine os despojos sob a luz de velas, não se deixe refletir numa tela cheia de fissuras, de veios. Talvez perceba que ali está sua verdadeira imagem. Ou então se permita a experiência.
Círculos que flutuam são como pálidas estrelas sem pontas. Alguém aparou suas setas, as indicações do espaço infinito. O caminho das nebulosas, o mapa das galáxias. O cheiro de amônia parece emergir de pensamentos que não encontraram os tons necessários. O rubor alaranjado do crepúsculo, o frescor da noite caindo, trazem perfume e cor aos sonhos esboçados. Contudo a madrugada, embora não esteja distante, jamais será alcançada. Não a partir daquele abraço mágico, que fazia o tempo voar e a escuridão comparecer igual um convidado silencioso.
Os corvos planam sobre um ensolarado campo de girassóis. À esquerda, o horizonte resumido num traço reto. À direita, apenas dissertações de figuras difusas na paisagem. Os melhores anos de nossas vidas, na perspectiva do olhar vago, da paleta ressequida e dos pincéis endurecidos. Os vastos campos de batalha da memória ergueram uma bandeira branca, ansiosos pela anistia que nunca vem liberar a angústia. O que resta é anotar datas, saber o que cada dia representa, o consolo do senso comum.
O contato com as paredes se mostra tão difícil quanto o equilíbrio sobre o chão. O último toque de um mundo em total decomposição. O olhar resoluto que atravessa o teto carregando aquilo que restou, enfim se mescla à espiral que suga tudo e todos. Os quatro elementos, água, ar, fogo e terra, agora dão boas vindas ao que simbolizou uma vida. Se as lágrimas ficaram para trás, derramadas por nós ou pelos que nos querem bem, pouco importa. Existem também os que apenas ouviram falar e se comovem, mesmo que por uma fração de segundo.
Todo esse pranto, ao menos, irá umedecer debilmente a aridez dos sentimentos.

Nenhum comentário: