terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Um Texto Sob Encomenda

Certamente desnorteado pelos dias de folia, um conhecido me lançou um desafio: elaborar um texto sob encomenda.
Claro que não receberia coisa alguma por isso, apenas o prazer de superar uma meta. O tema, lógico, seria proposto por ele. Nessa hora eu devia ter caído fora. Esse tipo de convite é tão ardiloso quanto uma festa infantil no final de semana. Ou comer aquele bolinho de bacalhau maravilhoso, mas que só existe num bairro distante, totalmente fora de mão. No entanto, empolgado com a algazarra da Banda de Ipanema ao entardecer, concordei. E agora preciso escrever algo que relacione sundae e Carnaval.
Na verdade, sempre que olhei para uma taça requintada de sundae me lembrei de uma alegoria de escola de samba. Aquele sorvete todo empinado, cheio de calda, biscoito e castanhas, quais plumas, adereços e paetês, é muito mais do que carnavalesco. Um autêntico abre-alas dos quilos excessivos, uma volúpia momesca para a gordura acumulada. Ou será que a cereja equilibrada no topo não equivale aos destaques alegóricos, como as desnudas célebres ou anônimas que povoam acintosamente a avenida? As cores da guloseima transcendem o azul e branco, o verde e rosa.
Um sundae então pode ser uma Portela aberta ao colesterol, mesmo com o sabor cítrico da Mangueira. Adocicado ao excesso, somente não comporta o gosto de um Salgueiro. Porém a Mocidade adora se regalar com ele. Mesmo não tendo a leveza do Beija-Flor, provoca um Viradouro também na gula da Velha Guarda em geral. Dizem que até a nobreza, representada no Marquês de Sapucaí, não conseguia resistir.
E o Carnaval? Se parece em alguma coisa com um sundae? A recíproca será verdadeira?
Acho realmente que sim. E concluo isso encerrando o desafio. Porque o meu amigo, que sugeriu esse texto de encomenda, parece ter esquecido do assunto. Está na frente da televisão devorando o desfile. Vidrado no alto das alegorias, se lambuzando de desejo, comendo com os olhos as castanhas sem casca das modelos e passistas, lambendo a calda de seu suor resplandecente, louco para molhar nelas seu biscoito. Ah, sem esquecer do principal: atacar a cereja rubra de cada uma!
Ao menos, numa diferença, dizem que serve para queimar sob forma de prazer as calorias...

Um comentário:

Madalena Gatto disse...

Seu texto está divertido, interessante, criativo... Afinal você conseguiu fazer a ligação entre duas coisas aparentemente tão díspares quanto sundae e carnaval... Na verdade eles têm em comum o fato de estarem relacionados ao prazer(de formas diferentes,claro). Mas eu ainda prefiro o sundae,apesar das calorias...